sábado, 10 de setembro de 2011

Salva vidas discutem regras de Seleção da Brigada Militar



Com apoio de Luciano, salva-vidas civis discutem regras de seleção com Brigada Militar

13 de Junho de 2011



Salva-vidas civis que atuam no Rio Grande do Sul receberam nesta segunda-feira a sinalização de que o governo do Estado está disposto a reformular as regras para seleção de candidatos. Integrantes da diretoria da Abrasvic (Associação Brasileira de Salva-Vidas Civis) e representantes dos deputados Luciano Azevedo (PPS) e Raul Pont (PT) estiveram reunidos com o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, para solicitar que o próximo edital seja elaborado sem a proibição do uso de tatuagens e com a ampliação do limite de idade para os candidatos. Eles também pediram o apoio do governo para viabilizar a troca de experiências com Portugal e outros países da Europa.

A reunião é consequência da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no início de maio, por iniciativa do deputado Luciano. Na ocasião, salva-vidas, representantes da Brigada Militar e tatuadores discutiram a proibição do uso de tatuagens, que em dezembro de 2010 reprovou parte dos candidatos a atuar nas praias gaúchas. Pelo edital, são permitidas apenas tatuagens cobertas pelo uniforme dos salva-vidas, a sunga e a regata.
Membro da diretoria da Abrasvic, Marcos Cândido de Azevedo ficou satisfeito com a disposição do sub-comandante de ouvir a categoria. “É importante a sinalização dele de que o governo fará estudo jurídico para elaborar um edital mais flexível, sem a proibição de tatuagens e com o aumento do limite de idade dos candidatos, levando em consideração a aptidão física”, afirmou. Atualmente o limite de idade é de 35 anos.
A possibilidade de promover intercâmbio com Portugal é outra questão importante para os salva-vidas. Alguns já atuaram na Europa e estão tentando viabilizar a vinda de salva-vidas portugueses, com o aval da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático). Para isso, é necessária autorização do governo federal. “A troca de experiências é muito importante e pode abrir mercado para outros países, como Espanha”, observou Marcos. Também participaram da reunião o vice-presidente da Abrasvic, Gabriel Marques Nunes, e o salva-vida civil Milton César Prado.
Em agosto, será feita nova audiência com o Comando da Brigada Militar para tratar do assunto. 
Fonte:http://www.lucianoazevedo.com.br/?view=noticias&id=1646



Nenhum comentário:

Postar um comentário