segunda-feira, 25 de junho de 2012

Criança Segura



Seja bem-vindo(a) ao nosso curso CRIANÇA SEGURA Online para Multiplicadores! Começamos agora uma caminhada muito importante rumo à prevenção de acidentes entre crianças e adolescentes de 0-14 anos. Vamos estudar os principais riscos e causas de acidentes nesta faixa etária, e nos qualificar como verdadeiros agentes multiplicadores de conhecimentos e de atitudes preventivas para evitarmos
acidentes de trânsito;
afogamentos;
sufocações;
quedas;
queimaduras;
intoxicações.

Neste curso compartilharemos informações, materiais e atividades para que você possa se preparar e desenvolver um programa de prevenção de acidentes em sua comunidade. Desde já consideramos você um multiplicador da nossa causa, seu papel é mobilizar, incentivar e envolver outras pessoas em prol da redução de acidentes.

Você contará com o nosso apoio em sua missão! Estaremos juntos durante oito aulas, interagindo com textos, gráficos, vídeos, áudios, temas de discussão via fórum e chat, entre outras atividades que embasarão a sua prática de promotor da segurança na infância.

Esperamos que você acompanhe as aulas com atenção e empenho, buscando sempre relacionar os conteúdos propostos ao público com o qual você pretende trabalhar a prevenção de acidentes. Este grupo pode começar em sua casa, com sua família, seus vizinhos, em seu bairro – só não pode ficar parado! 




Quem é o multiplicador da nossa causa?


Toda pessoa disposta a disseminar a cultura da prevenção de acidentes e contribuir com a segurança de crianças e adolescentes. Nesse papel encontram-se, por exemplo, educadores e professores, profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, educadores sociais, agentes de trânsito, gestores de entidades públicas ou sem fins lucrativos, entre outros.

Vamos então iniciar as nossas atividades entendendo melhor a nossa função de agentes multiplicadores e como podemos desenvolver um programa de prevenção de acidentes. Comece realizando uma leitura, clique no titulo a seguir e leia o texto antes de continuar a aula: Atuando na Prevenção de Acidentes.


O programa de prevenção que você realizará em sua comunidade é um primeiro passo para minimizar riscos e evitar a ocorrência de acidentes. Esse programa também pode ser um complemento de outras ações preventivas que você já esteja desenvolvendo. Toda ação faz a diferença na disseminação da nossa causa, o importante é sensibilizar e mobilizar a comunidade em geral, pais, educadores, cuidadores e crianças e adolescentes.
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Os acidentes representam a principal causa de morte entre os brasileiros de 1 a 14 anos de idade. Mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas a cada ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Em nível mundial, os acidentes provocam a morte de 830 mil crianças por ano. Esse quadro evidencia os acidentes como uma séria questão de saúde pública, e por isso é fundamental difundirmos atitudes preventivas.

Você entenderá melhor a gravidade dos fatos e da realidade dos acidentes na infância, acessando e analisando as principais informações e estatísticas sobre os tipos de acidentes, a mortalidade e as hospitalizações associadas a cada um deles. Basta clicar em Dados sobre acidentes na infância, e bom estudo!

Os dados do Ministério da Saúde comprovam que o trânsito é a primeiríssima causa de morte por acidente na infância. Os danos decorrentes desses trágicos eventos resultam da falta de educação de motoristas e pedestres, da falta de fiscalização por parte dos órgãos de gestão, e inclusive da omissão de pais e responsáveis. Daí a importância de trabalharmos fortemente a prevenção junto a esse público.

As tragédias que começam no trânsito se estendem a danos e sequelas pessoais e à vida social e produtiva das vítimas e suas famílias. Os pais podem ficar impedidos de trabalhar e manter uma vida normal, devido aos cuidados especiais que um filho acidentado requer. Além de danos físicos, muitas vezes irreversíveis, existem as sequelas psicológicas, como o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), com quadro de comorbidade associada à depressão e à ansiedade.

Para você ter uma ideia dos riscos que a criança corre no trânsito, por exemplo, quando é transportada em automóvel, compartilhamos a seguir alguns vídeos que simulam colisões no trânsito. Confira clicando sobre cada item de uma vez. Lembre que você poderá usar essas simulações para ilustrar os riscos de acidentes em sua comunidade. 

Impacto de colisão de veículo
(o que acontece no momento da colisão).
Impacto de colisão do passageiro
(o que acontece com a criança solta no banco de trás do carro).
Impacto de colisão de órgãos internos
(o que acontece aos órgãos internos do passageiro).
Impacto de colisão bebê-conforto
(veja como o dispositivo de segurança protege a criança)




Agora chegou o momento de reconhecermos o que sabemos e compartilharmos experiências e ações concretas. Propomos abaixo algumas tarefas para você concretizar o início de sua caminhada de multiplicador da prevenção de acidentes.
Conheça as experiências da nossa organização CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil.
Viste e explore o nosso o site www.criancasegura.org.br, com olhar atento, procurando conhecer melhor a atuação da CS e o universo da prevenção de acidentes entre crianças e adolescentes.
Potencializamos nossa aprendizagem quando trocamos ideias e experiências. Por isto queremos que você participe do fórum de discussão do curso, este é o nosso espaço permanente de troca entre os colegas multiplicadores. Não se acanhe, não importa se o que você sabe parece ser muito ou pouco, sempre temos algo a dizer para colaborar. Contribua com o Fórum da Aula 1respondendo à questão e comentando os depoimentos dos colegas:

Você já atuou como mobilizador de um grupo ou multiplicador de uma causa, mesmo que não seja relacionada à prevenção de acidentes? Caso sim, conte-nos como foi essa experiência.
Faça a nossa aula virtual de trânsito e teste o que você já sabe sobre este assunto que trabalharemos em nossos próximos encontros. Acesse-a emhttp://www.criancasegura.com.br/aulavirtual/index_conteudo.htm. Você também pode indicar essa aula a pais, educadores e outras pessoas interessadas em prevenir acidentes de trânsito na infância.
Após interagir com todos os textos e materiais da aula de hoje, escolha o melhor horário na sua agenda e realize as tarefas propostas antes de cursar a Aula 2. Lembre-se: tudo o que estamos estudando, compartilhando e experimentando é fonte de conhecimento para uma atuação bem-sucedida como multiplicadores.

Nossa tutoria fica à disposição para ajudá-lo em qualquer dificuldade, basta escrever para o e-mail: mobilização@criancasegura.org.br
Dados sobre acidentes na infância

O trânsito é a maior causa de morte por acidente entre os brasileiros de 0 a 14 anos, como mostra o gráfico com dados de 2008. Neste ano foram registradas 5.106 mortes acidentais, sendo 1.971 associadas ao trânsito.

Além das ocorrências de morte por acidentes, é preciso considerar milhares de crianças e adolescentes feridos, que tiveram o seu desenvolvimento, a sua saúde e/ou as suas atividades comprometidas. O gráfico a seguir apresenta os dados relacionados às hospitalizações por acidentes, registradas em 2008.

O trânsito como a principal causa
Considerando-se o tipo de acidente de trânsito, os atropelamentos, lesões em passageiros de veículos e ciclistas são as principais causas de morte de 1 a 14 anos. Esses eventos poderiam ser evitados com medidas preventivas e educativas. Em acidentes com crianças transportadas em veículos, o uso do dispositivo de retenção (bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação) reduziria as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão. Estudos americanos demonstram que as cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem em até 71% o risco de morte por acidente.
Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2008, indicam a seguinte relação entre o total de mortes e os tipos de acidente de trânsito:
  • 831 mortes por atropelamento;
  • 673 mortes entre passageiros de veículos;
  • 128 mortes entre ciclistas;
  • 339 mortes por outros acidentes de transporte (incluindo-se aqui acidentes de transporte aéreo, por água, e outros de transporte não especificados).
É importante também observar a relação entre o tipo de acidente de trânsito e a faixa etária das vítimas fatais, como mostram os gráficos a seguir.




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Outros dados mais específicos e as atualizações das estatísticas de mortes e hospitalizações por acidentes, você pode conferir site de nossa organizaçãohttp://www.criancasegura.org.br, clique em “Dados sobre acidentes”. Este espaço é atualizado regularmente, a partir das estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde.


Colega multiplicador(a)!
Na última aula percebemos o potencial risco que o trânsito representa às crianças. Os acidentes são eventos imprevisíveis, é claro, mas podem ser evitados através da cultura da prevenção. Você já está à frente dessa missão na prática, mobilizando, informando e educando a sua comunidade, não é mesmo?

Nosso assunto de hoje é a segurança de pedestres e ciclistas de 1 a 14 anos. Você sabia que a criança corre mais riscos no trânsito quando está na condição de pedestre? Sim, as estatísticas comprovam: o maior número de mortes acidentais na infância acontece em decorrência de atropelamentos. Vamos ajudá-lo a se preparar para trabalhar bem essa causa em sua comunidade!


Entender as causas e as circunstâncias dos atropelamentos é um passo essencial para promover a prevenção. Os atropelamentos na infância decorrem de uma combinação de fatores complexos, incluindo a falta de supervisão e acompanhamento dos pais, o aumento da frota de automóveis, o desconhecimento dos sinais de trânsito por parte das crianças e os limites físicos e psicológicos naturais do desenvolvimento da criança, como vimos na Aula 2. A seguir relembramos alguns aspectos, resumidamente.
Por que os atropelamentos acontecem?
 Crianças, principalmente menores de 10 anos, transitando sozinhas pelas ruas.
 Alto volume de tráfego.
 Limites de velocidade acima de 40km/h.
 Calçadas e vias em mau estado, ou mesmo inexistentes.
• Falta ou má sinalização.
 Imprudência de motoristas.
 Problemas de luminosidade.
 Tempo nublado ou chuvoso.
 Veículos trafegando em alta velocidade – quanto mais acelerado o veículo, maior a probabilidade de lesões no pedestre atingido, ainda mais graves para as crianças, pelo tamanho e leveza de seus corpos.
Convidamos você a conferir de perto alguns dos fatores físicos, ambientais e comportamentais que favorecem os atropelamentos. Descubra-os realizando a leitura do texto Circunstâncias e locais oportunos para atropelamentos (clique para acessar).
A intervenção prévia e o comportamento dos adultos são fundamentais para a redução dos acidentes na infância. Isto requer a difusão de uma cultura da prevenção, que estimule comportamentos seguros por parte de todos os atores e segmentos sociais. E você, colega multiplicador, certamente promoverá essa cultura através de suas ações na comunidade.
Milhares de acidentes podem ser evitados quando tomamos devidas medidas. Pais, educadores, agentes sociais e órgãos de fiscalização e infraestrutura de trânsito, somos todos responsáveis – e lembre-se que o seu programa de prevenção também contribuirá com a nossa causa!
As atitudes de cada pedestre são determinantes para minimizarmos os riscos de atropelamentos e de colisões de ciclistas em nossa localidade. Cabe aos adultos adotarem práticas seguras no trânsito, e educarem as crianças para fazerem o mesmo desde cedo. Pensando nisso, trazemos algumas dicas comportamentais sobre a Prevenção de atropelamentos e de colisões de ciclistas (clique para acessar e ler).
É muito importante que você e sua comunidade conheçam a legislação que rege a circulação de pedestres e veículos em nosso país. Nesse sentido, destacamos oCódigo de Trânsito Brasileiro (CTB), disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), especialmente o Capítulo IV – Dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados. Para acessar o CTB e demais dispositivos legais sobre o trânsito no Brasil, acesse http://www.denatran.gov.br/ctb.htm.


Novamente trazemos materiais interessantes para as atividades do programa de prevenção de acidentes da sua comunidade. Hoje apresentamos uma série de vídeos com As Incríveis Aventuras do Superpedestre, produzidos pela CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil. São desenhos animados de curta duração, voltados ao público infanto-juvenil, que ilustram bons e maus hábitos de segurança no trânsito, de forma lúdica e divertida.


Todo mundo nasce super
Assistir


Superpedestre contra a liga dos mautoristas
Assistir


Crianças na área é gol
Assistir


Muitas felicidades, muitos anos de vida
Assistir


De olho na rua
Assistir
*Para fazer o download e copiar o arquivo em seu computador,
clique com o botão direito e depois em "salvar como".
Falando em materiais mobilizadores e educativos, contamos ainda com o Gibi Pequenos Pedestres Grandes Cidadãos. Este gibi traz uma divertida história em quadrinhos e atividades lúdicas complementares, indicadas para crianças alfabetizadas. Clicando sobre o link você pode baixar o arquivo do gibi, repassá-lo a outros multiplicadores ou educadores, ou mesmo distribuí-lo às crianças do seu local – neste caso, considere recursos financeiros necessários à impressão de cópias do gibi.

Na sua comunidade, você encontrará pessoas que precisam ser constantemente sensibilizadas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito. Daí a importância de promover encontros e atividades instigantes, que despertem e mantenham o interesse do seu grupo. Seja entre adultos ou crianças, busque criar um ambiente acolhedor, um clima de proximidade e integração.

As atividades de um programa de prevenção de acidentes devem ser variadas. Evite longas palestras ou práticas nas quais os participantes fiquem parados por muito tempo, sem poder de ação e fala – isto dispersa a atenção e o envolvimento do grupo. Procure alternar a apresentação de um tema com uso de vídeos, debates, jogos temáticos, etc.
Chegou a hora de você praticar seus conhecimentos em prol da prevenção de acidentes, e de cooperar com os colegas multiplicadores. Propomos a seguir algumas experiências para serem realizadas antes de você cursar a Aula 4.
Para você que está começando um programa de segurança no trânsito, uma tarefa muito importante é identificar os principais problemas do trânsito local. Pesquise, converse com a vizinhança, com pais, moradores do seu bairro, agentes de trânsito e de saúde, procurando saber e registrar detalhes como:
 Quais os locais de maior risco para as crianças? Por quê?
 Existem calçadas nestes locais? Estão em bom estado?
 Existem obstáculos bloqueando as calçadas?
 Existem semáforos, sinalização e faixa para pedestres?
 Nas escolas, algum adulto auxilia na travessia das crianças?
 Como as crianças chegam à escola: de carro, de van, a pé, acompanhadas ou não por um adulto?
Esse levantamento de informações com os moradores locais ajudará na conscientização da comunidade sobre o assunto, e também facilitará a busca de suporte e de voluntários para as ações do programa de segurança.
Nesta segunda tarefa, convidamos você a participar do Fórum da Aula 3, comentando com os colegas sobre os parceiros que você já identificou e contatou para colaborarem com o programa de prevenção de acidentes de sua comunidade. A pergunta a ser respondida em nosso fórum é:
Que pessoas e instituições poderão colaborar com o programa de prevenção de acidentes da minha comunidade? Como cada um deles contribuirá?
Hoje compartilhamos algumas dicas de vídeos relacionados à segurança no trânsito. Para complementar essa ação, propomos que vocêconheça e explore o nosso canal de vídeos no YouTube. Neste site você encontrará outros vídeos de interesse da nossa causa, publicados pela CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil. Aproveite e divulgue em sua comunidade!
Nossa tutoria fica à disposição para ajudá-lo em qualquer dificuldade, basta escrever para o e-mail: mobilizacao@criancasegura.org.br

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