sábado, 24 de novembro de 2012

90% dos afogamentos no RS ocorrem em Rios e Lagos



15/11/2012 13h34 - Atualizado em 15/11/2012 13h34

90% dos afogamentos no RS ocorrem




 em rios e lagos, alerta PM


Comandante dos bombeiros no Litoral Norte fala sobre risco das águas.
Segundo o oficial, 30% das ocorrências se dão com crianças e jovens.

Do G1 RS

O feriadão dos próximos dias levará milhares de pessoas para as praias do Rio Grande do Sul. Porém, a Brigada Militar pede que as pessoas tomem cautela ao entrar no mar ou nos rios e lagos pelo estado. A Operação Golfinho só começará no dia 15 de dezembro. Até lá, os balneários não terão proteção dos salva-vidas.

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo), o tenente-coronel Rogério Albeche, comandante regional dos bombeiros no Litoral Norte, alerta que os banhistas de água doce devem ter mais cautela, pois 90% das ocorrências de afogamento no estado se dão em rios e lagos, e 10% no mar.

"A regra básica é reconhecer o local onde está indo. O rio pode ter armadilhas, buracos, pedras, árvores e paus enterrados. Tem que ter muito cuidado”, disse o tenente-coronel Rogério Albeche, que participou do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo).
Em algumas praias os banhistas até podem encontrar salva-vidas, mas o período é para treinamentos. A orientação da Brigada Militar é que as pessoas mantenham a cautela e não se arrisquem na água.
“Às vezes entra uma criança, o adulto tenta salvar e não tem condições, 30% das ocorrências no mar são com crianças e adolescentes. Os pais precisam tomar cuidado, estar sempre alerta. A criança nunca pode estar sozinha", diz o oficial.
Segundo ele, os mares gaúchos exigem cautela dos banhistas. "A orientação é se molhar com água até a cintura. Nosso mar não é pra tomar banho, tem de preservar a vida”

Nenhum comentário:

Postar um comentário