sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Formatura Salva vidas civil 2005



Notícias
20/12/2005 19:06
Formatura de salva-vidas civis temporários proporciona maior segurança durante a alta temporada
        A Operação Golfinho da Brigada Militar formou na tarde desta terça-feira (20/12), em Cidreira, 64 salva-vidas civis temporários. Destes, 44 vão atuar nas praias do Litoral Norte, e os outros 20 exercerão suas atividades em praias de água doce. Este é o segundo veraneio com a presença de salva-vidas civis temporários auxiliando no trabalho da corporação. “Eles estão complementando o número de efetivos no litoral, trazendo maior segurança ao veranista”, disse o coronel José Carlos de Moura, comandante da Operação Golfinho. Ainda de acordo com Moura, o perfil dos formandos é de jovens universitários, e a tendência é aumentar o número de efetivo civil.
Entre os formados de hoje, cinco são mulheres. “O número de mulheres participando como salva-vidas já é bastante expressivo dentro da Brigada Militar”, avaliou o comandante Moura. Os salva-vidas civis trabalharão junto com um profissional da corporação. Para a estudante de Educação Física da Universidade de Passo Fundo Maria Olívia de Mello a formatura soma o conhecimento adquirido na universidade com a prática profissional. “Nesta minha primeira experiência como salva-vidas, vou unir o desejo de ajudar as pessoas com o gosto pela natação”, disse.
Conforme decreto-lei, o Poder Executivo tem autorização para contratar salva-vidas civis em caráter temporário por um período de até dois anos para o exercício de atividades de salvamentos aquáticos no Rio Grande do Sul. Os jovens formados hoje realizaram extenso programa de treinamento de natação, primeiros-socorros, conhecimentos marítimos, saúde física e relações públicas e humanas. O curso foi coordenado pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar.
Este ano o enfoque da Operação Golfinho é baseado na prevenção em todas as áreas do policiamento. “O veranista que chegar ao litoral pode esperar uma polícia participativa e pró-ativa, mas contamos também com a colaboração do veranista, que deve vir para a praia munido de precauções para sua segurança pessoal”, enfatizou Moura.
Estiveram presentes na solenidade o subcomandante da Operação Golfinho, tenente-coronel Joel Prates Pedroso, representando o Departamento de Ensino da Brigada Militar, o tenente-coronel Cláudio Hoffmeister e autoridades municipais de Cidreira.



Fonte:http://arquivonoticias.ssp.rs.gov.br/portal/principal.php?action=imp_noticias&cod_noticia=6663

28/12/2005 18:25
Salva-vidas são homenageados em Capão da Canoa
Ocorreu às 10h desta quarta-feira (28/12), no balneário de Capão da Canoa, uma homenagem ao Dia dos Salva-Vidas. Participaram do evento 40 salva-vidas da Operação Golfinho da Brigada Militar (BM), entre civis temporários e militares. Os homenageados realizaram atividades de biatlon, corrida e natação.
A disputa teve largada e chegada próximo à Casa da Brigada Militar, junto ao complexo do Verão Gaúcho à Beira-Mar. Inicialmente, os salva-vidas correram 500 metros paralelo à orla marítima. Após, cumpriram uma etapa de natação no mar de 700 metros de distância. Uma simulação de salvamento utilizando helicóptero também pode ser vista pelos veranistas que se encontravam no local da exibição.
Segundo o Chefe do Estado Maior da BM, coronel José Carlos de Moura, comandante da Operação Golfinho, os salva-vidas da Brigada Militar são os mais qualificados tecnicamente em todo país. Moura assinala qual a atitude que se espera destes profissionais. “Um salva-vida pró-ativo, que com sua atuação, possa evitar que pessoas entrem ao mar desavisadamente”. O coronel Moura.destacou ainda o risco a que se expõem estes profissionais para salvar a vida das pessoas. “Isto é muito sublime, por isto, eles são o foco de todas essas homenagens”, salientou Moura.
O salva-vida civil temporário Henrique Nascimento Abib, 25 anos, que cursa Educação Física, na Universidade da Campanha, em São Gabriel, foi o grande vencedor da prova de natação no mar. Ele disse que já é o segundo ano que participa da Operação Golfinho e que considera seu trabalho de extrema importância para a população.
No dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar assumiu o serviço de salva-vidas, que antes era de responsabilidade dos municípios. A partir desta data os salvamentos passaram a ser de responsabilidade do Estado.
            







Nenhum comentário:

Postar um comentário