quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Porto Alegre 39ºc

25/12/2012 17h54 - Atualizado em 26/12/2012 08h47

Porto Alegre tem o dezembro mais quente dos últimos 12 anos, diz Inmet

Em dia de calor, máxima passou dos 40ºC em Torres e Campo Bom. Dia também foi o mais quente do ano em Porto Alegre, com 39ºC.

Do G1 RS

Praia do Lami Zona Sul de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Praia do Lami, na Zona Sul de Porto Alegre, atraiu banhistas (Foto: Reprodução/RBS TV)
Boa parte dos gaúchos enfrentou o Natal mais quente dos últimos anos nesta terça-feira (25). As temperaturas beirando os 40ºC em várias regiões do estado bateram recordes. A máxima do dia até agora foi registrada em Torres, no Litoral Norte: 41,2ºC. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, fez 40,7ºC às 15h, a temperatura mais alta para a data nos últimos 28 anos na cidade do Vale do Sinos.
De acordo com o instituto Somar Meteorologia, a tarde desta terça-feira (25) foi a mais quente do ano em Porto Alegre. Às 15h, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 39ºC, mas o dado ainda não é oficial. A marca superou o recorde anterior, que era de 38,4ºC, registrado no dia 7 de dezembro. Mas já o diz que já é possível afirmar que a capital teve o dezembro mais quente dos últimos 12 anos.
O sistema Metroclima, da prefeitura de Porto Alegre, registrou temperaturas ainda maiores: 41ºC, na estação meteorológica da Zona Norte. Às 17h, a estação do bairro Menino Deus marcava 40ºC. O dia foi quente também na Região Metropolitana, como em todo o estado. Na base aérea de Canoas, os termômetros marcaram 40ºC às 15h.
Por causa da umidade, a sensação térmica na capital chegou aos 42ºC, segundo o Somar. Alguns porto-alegrenses procuraram jeitos para aliviar o calor. A praia do Lami, na Zona Sul, lotou em função do feriado e das altas temperaturas. Outros procuraram o ar-condicionado dos shoppings, enquanto parques e praças ficaram abandonados.
Pelo menos 10 cidades do estado tiveram sensação térmica superior aos 40°C, de acordo com o Somar. O abafamento foi mais sentido em Mostardas, no Litoral Norte: 46ºC de sensação térmica. O calor começou ainda de madrugada. Na capital, fazia 27,8°C às 4h e 30ºC às 8h. Em Santa Maria, o amanhecer também teve temperatura de 29,9°C.
Capão da Canoa (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
Em Capão da Canoa, no Litoral Norte, banhistas lotaram a praia (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
O tempo no estado, no entanto, já começa a mudar ainda nesta terça-feira. No Sul do estado, uma frente fria já provoca chuva e rajadas de vento de 90km/h, de acordo com o Somar. A velocidade do vento também chegou a 90km/h em Bagé, na Campanha. A chuva pode vir acompanhada de trovoados e granizo.
As temperaturas devem cair nesta quarta-feira (26), com o avanço da área de instabilidade. O amanhecer deve ter temperaturas amenas, com 12ºC na Campanha e 15ºC na maior parte do estado. À tarde, as máximas chegam a 27ºC na Região Central e 30ºC no Norte. Há possibilidade de temporais. O Inmet emitiu alerta para chuva moderada a forte, com trovoadas, rajadas de ventos ocasionais (entre 70 km/h e 90 km/h) e possibilidade de queda de granizo.

Temperaturas máximas do dia no estado
Torres: 41,2ºC
Rio Grande: 39,6ºC
Porto Alegre: 39ºC
São Gabriel: 37,9ºC
Teutônia: 37,9ºC
Camaquã: 37,8ºC
Dom Pedrito: 37,8ºC
Santa Maria: 37,1ºC
Alegrete: 36,2ºC
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário