segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RS registra pelo menos sete mortes por afogamento no final de semana


06/02/2012 16h19 - Atualizado em 06/02/2012 16h20

RS registra pelo menos sete mortes 



por afogamento no final de semana


Levantamento aponta duas mortes no sábado e outras cinco no domingo.

 
Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir afogamentos. 

Do G1 RS

Pelo menos seis pessoas morrem afogadas no RS no fim de semana (Foto: Reprodução / RBS TV)Bombeiros fazem buscas a desaparecido em
Passo Fundo (Foto: Reprodução / RBS TV)
Pelo menos sete pessoas morreram afogadas neste final de semana no Rio Grande do Sul. De acordo com levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros a pedido do G1, duas ocorrências foram registradas no sábado (4) e outras cinco no domingo (5). Todos os acidentes aconteceram em águas internas, em áreas sem salva-vidas.
A primeira morte por afogamento ocorreu por volta das 8h de sábado (4), no município deFormigueiro, na Região Central do estado. Um adolescente de 13 anos morreu depois de tentar retirar uma linha de pesca de um açude em uma propriedade rural às margens da ERS-149. Já a última ocorrência foi encerrada na manhã desta segunda (6), quando os Bombeiros localizaram o corpo de um jovem de 18 anos que havia desaparecido no domingo, em açude de São Leopoldo.
Preocupado com o alto índice de afogamentos, o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do RS, tenente-coronel Guido Pedroso de Melo, destaca algumas precauções a serem tomadas para evitar acidentes. "É preciso tomar muito cuidado, sobretudo com açudes e arroios, pois você nunca sabe a profundidade. Não se deve nadar ou entrar em águas que você não conhece. É um risco desnecessário. E, é claro, nunca nade sozinho. Isso reduz em até 70% a possibilidade de salvamento", explica o tenente-coronel. Outra dica é não se banhar perto de zonas de bombeamento de água.
Até as 13h desta segunda (6), a Operação Golfinho da Brigada Militar já registrou 695 salvamentos no Litoral Norte, 119 no Litoral Sul e outros 67 em águas internas.
Veja abaixo a relação de todos os afogamentos deste final de semana
Sábado, 4 de fevereiro

Formigueiro - Um adolescente de 13 anos morreu afogado no interior do município, na Região Central. Ele desapareceu por volta das 8h quando retirava uma linha de dentro do açude em que pescava em uma propriedade rural às margens da ERS-149.
Pelotas - O Corpo de Bombeiros de Pelotas encontrou o corpo de um adolescente de 15 anos que morreu afogado no Arroio Pelotas, no sul do Estado. Ele se banhava com alguns amigos na noite de sábado, próximo à rua Luis Alves Pereira quando desapareceu. O local não é próprio para banho.
Domingo, 5 de fevereiro
São Borja - Um jovem de 18 anos morreu afogado por volta das 15h em uma barragem no interior do município. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava acampado no local com amigos e teria entrado na água para pegar uma bola. O jovem não conseguiu fazer a travessia da barragem.
Passo Fundo - Um homem de 49 anos desapareceu na barragem da Corsan no município. Segundo parentes, ele foi acampar na companhia de um filho adolescente e de um sobrinho.

Palmas - Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Lajeado localizou o corpo de um jovem de 17 anos que desapareceu no Rio Taquari, na localidade de Palmas, interior de Arroio do Meio.
São Leopoldo - Um jovem de 18 anos desapareceu em um açude na sede campestre do município. Os Bombeiros localizaram o corpo somente nesta segunda-feira (6).
Barra do Ribeiro - Um homem de 38 anos morreu afogado em um arroio do município. O corpo da vítima foi localizado por volta das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário