segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Inscrições Guarda Vidas-SP


PROCESSO SELETIVO PARA GUARDA-VIDAS 

POR TEMPO DETERMINADO - SP


Inscrições abertas, não perca esta oportunidade. São apenas 800 vagas!
ABERTURA DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO PARA GUARDA-VIDAS POR TEMPO DETERMINADO (GVTD) DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – GVTD I
Período de Inscrição:
21 a 30 de novembro de 2012.
Inscrições:


sábado, 24 de novembro de 2012

90% dos afogamentos no RS ocorrem em Rios e Lagos



15/11/2012 13h34 - Atualizado em 15/11/2012 13h34

90% dos afogamentos no RS ocorrem




 em rios e lagos, alerta PM


Comandante dos bombeiros no Litoral Norte fala sobre risco das águas.
Segundo o oficial, 30% das ocorrências se dão com crianças e jovens.

Do G1 RS

O feriadão dos próximos dias levará milhares de pessoas para as praias do Rio Grande do Sul. Porém, a Brigada Militar pede que as pessoas tomem cautela ao entrar no mar ou nos rios e lagos pelo estado. A Operação Golfinho só começará no dia 15 de dezembro. Até lá, os balneários não terão proteção dos salva-vidas.

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo), o tenente-coronel Rogério Albeche, comandante regional dos bombeiros no Litoral Norte, alerta que os banhistas de água doce devem ter mais cautela, pois 90% das ocorrências de afogamento no estado se dão em rios e lagos, e 10% no mar.

"A regra básica é reconhecer o local onde está indo. O rio pode ter armadilhas, buracos, pedras, árvores e paus enterrados. Tem que ter muito cuidado”, disse o tenente-coronel Rogério Albeche, que participou do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo).
Em algumas praias os banhistas até podem encontrar salva-vidas, mas o período é para treinamentos. A orientação da Brigada Militar é que as pessoas mantenham a cautela e não se arrisquem na água.
“Às vezes entra uma criança, o adulto tenta salvar e não tem condições, 30% das ocorrências no mar são com crianças e adolescentes. Os pais precisam tomar cuidado, estar sempre alerta. A criança nunca pode estar sozinha", diz o oficial.
Segundo ele, os mares gaúchos exigem cautela dos banhistas. "A orientação é se molhar com água até a cintura. Nosso mar não é pra tomar banho, tem de preservar a vida”

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MP Investiga falta de Salva-vidas


07/11/2012 12h52 - Atualizado em 07/11/2012 12h52

MP investiga falta de 'salva-vidas' em



 balneários de Jaru, Rondônia


Lei municipal determina permanência do profissional em locais de banho.
Caso a irregularidade seja confirmada, o MP poderá mover ação civil pública.

Do G1 RO

Uma lei municipal, que torna obrigatória a presença de salva-vidas em balneários comerciais de Jaru, RO, pode estar em descumprimento, segundo o Ministério Público de Rondônia. Um relatório feito pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros do município apontou que vários locais utilizados como balneários não possuem profissionais devidamente habilitados, conforme a Lei nº 436.

A lei determina que os salva-vidas permaneçam nos locais durante todo o período do expediente. O relatório do Corpo de Bombeiros apontou, ainda, que os balneários existentes no município ‘estão em regularidade’ com o Código de Estadual de Segurança contra Incêndio e Pânico.
 
saiba mais
Segundo o MP, o procedimento instaurado pela promotora Luciana Ondei Rodrigues Silva deve investigar as irregularidades nos locais de banho para constatar se a denúncia procede. De acordo com a promotora, se o caso for confirmado, o MP poderá mover inquérito civil ou ação civil pública.

sábado, 17 de novembro de 2012

Corpo de rapaz desaparecido durante teste para salva-vidas no RS é encontrado



salva-vidas no RS é encontrado


  • Reprodução/Arquivo pessoa
    Severo era considerado atleta e bom nadador
    Severo era considerado atleta e bom nadador
Bombeiros gaúchos localizaram, por volta das 7h30min desta terça-feira (2), o corpo do soldado da Brigada Militar Guilherme Severo, 22, desaparecido desde a manhã de segunda (1º), em Cidreira (100 km de Porto Alegre), no litoral norte do Rio Grande do Sul. O militar havia desaparecido durante um teste físico no treinamento para salva-vidas.
Considerado atleta e bom nadador, Severo entrou na Lagoa da Cidreira, às margens da RS -040, no final da manhã de ontem para realizar um exercício que consistia em nadar cem metros, na primeira etapa da seleção. Seu corpo foi encontrado a cerca de 150 metros da margem, no fundo da lagoa.
O militar era motociclista e estava lotado na 2ª Companhia do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar) da Capital, desde sua formatura, em 2010. Severo era filho de um Bombeiro aposentado.


"Antes do teste, ele fez toda uma bateria de exames. Ele possuía uma saúde e um físico perfeitos. Por isso acreditamos que ele tenha sofrido um mal súbito, um colapso cardíaco ou um AVC [acidente vascular cerebral]", afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Guido Pedroso de Melo.O corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) de Osório, no litoral norte, onde passaria por uma necropsia.

O militar garante que, durante as provas, há um aparato de socorristas, com médico, e que todas as normas de segurança e educação física são respeitadas. "Infelizmente, às vezes ocorrem acidentes", ressalta o coronel, ao lembrar de uma morte semelhante ocorrida em 2011, quando um soldado chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital vítima de infarto.
Outros 500 soldados participam da seleção para novos salva-vidas no Rio Grande do Sul este ano. Além dos testes em água doce, há provas em alto mar. Elas estão temporariamente suspensas e devem ser retomadas na próxima semana.


Outro casoInformação de quem participou do treinamento é de que grupos de 15 estavam na água. O desaparecimento do soldado foi notado muito tempo depois, já que os treinadores não contabilizaram quando estavam de volta.

Em novembro de 2011, o soldado Rafael Souza, 25, morreu durante treinamento do mesmo tipo. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi socorrido, mas chegou sem vida ao hospital. Na ocasião, o treinamento não contava com acompanhamento médico nem com ambulâncias para casos de socorro urgente.
Na época, a ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública do RS recebeu denúncias de outros militares que relataram excessos durante os treinamentos e falta de segurança nos testes.
Os relatos foram encaminhados à corregedoria da BPM, que respondeu ter dado início a uma sindicância. Ao mesmo tempo, foi gerado um processo administrativo, que concluiu que a morte foi um "acidente de trabalho". Por conta disso, todos as despesas com translado, velório e enterro tiveram que ser arcadas pela família do soldado.
"Temos algumas dificuldades para conseguir o relatório e a solução do procedimento. No caso específico [da morte de Souza], houve diversas manifestações de pessoas que não se identificaram e que reclamaram da condução dos treinamentos, de treino muito puxado, sem suporte de equipamento de proteção individual e recursos de salvamento, como uma ambulância. Nesse caso, recebemos denúncia de que quem fez o salvamento do rapaz foi um pescador em seu carro particular", afirma a ouvidora Patrícia Machado Couto.

Excessos

Conforme as denúncias de soldados presentes no treinamento, o nado de 300 metros foi feito após dez quilômetros de caminhada, sem a presença de soldados veteranos que poderiam auxiliar em alguma eventualidade.
Quase um ano depois da morte de Souza, a ouvidoria ainda não recebeu o laudo do IGP (Instituto Geral de Perícias) identificando a causa da morte do soldado, nem a resposta da Corregedoria sobre o resultado da sindicância instaurada.
Questionado sobre mudanças nos sistemas de segurança durante os testes, o coronel Guido destacou que, neste ano, um aparato foi montado com a presença de médicos, enfermeiros, jet skis, botes infláveis e uma ambulância no local.
Ainda segundo o comandante dos Bombeiros, o tipo de treinamento de salva-vidas não pode ser mudado, já que segue à risca as normas da Brigada Militar para o preparo de seus quadros.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/02/corpo-de-rapaz-desaparecido-durante-teste-para-salva-vidas-no-rs-e-encontrado.htm

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Campeonato de Salvamento Aquático

SC sedia campeonato de salvamento aquático
Data: 27/09/2012 / Fonte: Redação Revista Emergência

Balneário Camboriú/SC- De 28 de novembro a 1º de dezembro, Balneário Camboriú sediará o XII Campeonato e XI Simpósio Brasileiro e IX Sulamericano de Salvamento Aquático. 

Promovidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - Sobrasa, os eventos contarão com conteúdos que abrangem prevenção de afogamento, técnicas de salvamento aquático, organização de serviços de salvamento, materiais de salvamento e novos protocolos no tratamento de afogados.

Também haverá um curso pré-congresso sobre arbitragem em esporte de salvamento aquático, proferida pela Federação Espanhola de Socorrismo (FESS).

O simpósio é destinado a todos os Guarda-vidas do Brasil e da América do Sul e estará aberto a todos os interessados, inclusive não profissionais. Sete países estão convidados a participar entre eles Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Uruguai, além do Brasil.

Será permitida a participação de somente uma equipe por estado, que será definida por seletivas locais.

Mais informações pelo e-mail sobrasa@sobrasa.org
Foto
: Zezé Villela
Fonte:http://www.revistaemergencia.com.br/noticias/eventos/sc_sedia_campeonato_de_salvamento_aquatico/A5jyAnyA

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Guarda Vidas Civil FLORIANÓPOLIS ultima Chamada

Guarda vidas civis FLORIANOPOLIS verão 2013

Senhores Guarda Vidas Civis,

I. Gostaria de informá-los a respeito dos procedimentos para a última etapa de Recertificação de GVC do 1° BBM. A recertificação será composta de 5 testes de aptidão física e técnica: natação 500 metros, anilha, corrida 1.600 metros, RCP e travessia de arrebentação. Além disso a entrega de documentos é fundamental.

II. Todo candidato à recertificação deverá efetuar sua inscrição pelo sitehttp://www.cbm.sc.gov.br/svc2012/cadastro_svc_publico.php, preenchendo corretamente os campos com suas informações pessoais. Atenção: a foto 3x4 deve ser nítida, recente e é obrigatória. Solicito que não enviem fotos de corpo inteiro em poses ou cenas inapropriadas. Recomendo o uso do navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox, pois com o uso do Internet Explorer é comum acontecer erro durante o cadastro. No campo "Horário para Recertificação" favor deixar como está, uma vez que só será oferecido um horário para os testes. Após o preenchimento deve-se clicar no botão "Incluir". Não é necessário fazer o processo mais de uma vez.

III. As provas:
    a. Dia 19/11/2012, às 08:30 hrs, na piscina do CEEL (antiga ASFISI, na Av. Campeche, 2480 - Campeche - Florianópolis): prova de natação 500 metros e anilha;
    b. Dia 19/11/2012, às 13:30 hrs, na sede do GBS: prova da corrida 1.600 metros e RCP;
    c. Dia 20/11/2012, às 14:00 hrs, na praia da Barra da Lagoa: travessia de arrebentação.

IV. Os documentos abaixo-relacionados devem ser entregues TODOS DE UMA ÚNICA VEZ até o prazo máximo de 16/11/2012, na guarita da sede do GBS, até o horário das 17:00 hrs.
    a. Atestado médico de aptidão física para a atividade de Guarda Vidas Civil;
    b. Termo de adesão ao serviço de Salvamento Aquático (anexo), devidamente assinado com firma reconhecida em cartório;
    c. Exame toxicológico cannabinoides triagem (lembrando que deve ser entregue o resultado do exame e não a nota fiscal ou o protocolo do mesmo). Façam com antecedência pois não fica pronto na hora. No laboratório Santa Luzia estão cobrando R$ 35,00 para este teste, mas alguns GVC conseguiram fazer no Hospital Universitário gratuitamente;
    d. Certidão de antecedentes criminais expedida pelo FÓRUM DA COMARCA ONDE RESIDE. Outros documentos, que não o expresso, não serão aceitos. Pedir com antecedência, pode levar até 3 dias para ficar pronto;
    e. Fotocópia de documento de identificação e CPF;
    f. Declaração de abertura de conta corrente no Banco do Brasil. Pode ser um extrato atual ou até mesmo o contrato de abertura de conta corrente. No documento deve constar que éCONTA CORRENTE, a data de emissão e o nome do correntista (no caso, cada um de vocês).

V. Vamos evitar confusões e problemas: entreguem os documentos certos no prazo correto. Os integrantes do GBS estão sendo instruídos para não aceitarem nenhuma documentação incompleta, ou seja, não adianta vir cada dia com um papel diferente. Será fornecido para cada um de vocês um comprovante de entrega de documentos. Levem este comprovante no dia da prova para o caso de haver divergências.

VI. Esta será a última chance para fazer a recertificação ainda este ano. Não esqueçam que só poderá fazer quem trabalhou nas temporadas 2010/2011 e/ou 2011/2012. Divulguem para seus colegas!

Respeitosamente,

______________________________________________
THIAGO ELOI SANTOS SARRAFF - Sd BM
Operação Veraneio do 1º BBM
Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos, 595 - GBS - Florianópolis
Telefone: (48) 3251-9685

domingo, 4 de novembro de 2012

Trabalhe de Salva-Vidas Civil-RS em 2013


 As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período compreendido de
  01 de novembro de 2012 (quinta-feira) à 20 de novembro de 2012 (terça-feira);

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA BRIGADA MILITAR 
DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO  PROCESSO SELETIVO PARA 
SALVA-VIDAS CIVIS TEMPORÁRIOS 
PARA A BRIGADA MILITAR  
Processo nº 00814-12.03/12-4 
EDITAL DA/DRESA nº SVCT - 01 2012/2013 
O Diretor Administrativo e o Chefe da Divisão de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento da 
Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura das  inscrições para o Processo Seletivo de Contratação de Salva-Vidas Civis Temporários, de acordo com a Lei n.º 13.547, de 2 de dezembro de 2010 e suas alterações.  
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.  O Processo Seletivo destina-se a contratação para a Brigada Militar de 600 (seiscentos) Salva-Vidas
Civis Temporários;
1.2. Os candidatos selecionados serão contratados sob o regime geral de previdência e, no que couber,
sob o regime jurídico estatutário.
1.3. Os candidatos selecionados serão contratados para atuar nos meses de dezembro de 2012, janeiro,
fevereiro e março de 2013, podendo o respectivo período ser prorrogado ou reduzido conforme as
necessidades da atividade e o interesse da administração.
2. DA DIVULGAÇÃO
A divulgação oficial das informações referentes a este Processo de Seleção dar-se-á através de publicação de Editais ou Avisos no Diário Oficial do Estado. Estas informações estarão à disposição dos candidatos, também, nos seguintes locais:
2.1. No Site da Brigada Militar (www.brigadamilitar.rs.gov.br);
2.2. Na DReSA – Departamento Administrativo: Rua Andradas, nº 482, Bairro Centro, Porto Alegre, RS,
Fones (51) 3288-2812 e 3288-2834;


4.2 As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período compreendido de  01 de 
novembro de 2012 (quinta-feira) à 20 de novembro de 2012 (terça-feira);

4.5 São condições para inscrição:  
a) Ser brasileiro; 
b) Ter no mínimo 18 anos e no máximo 40 anos de idade, no momento da inscrição; 
c) Ter concluído o ensino fundamental; 
d) Estar quite com as obrigações eleitorais; 
e) Estar com a situação militar regularizada; 
f) Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade; 
g) Não ter sido desligado em edições anteriores, do processo seletivo de salva-vidas civil 
temporário por motivo disciplinar.


6. DO PROCESSO SELETIVO 
6.1 O Processo Seletivo constará de duas Fases: 1ª  Fase – Habilitação Específica e 2ª Fase – 
Capacitação Técnica. 
6.1.1  1ª Fase - HABILITAÇÃO ESPECÍFICA – será constituída de 02 (duas) etapas:  
6.1.1.1 Primeira etapa: Exame de saúde e odontológico, de caráter eliminatório, conforme 
Anexo “A”; 
6.1.1.2 Segunda etapa: Exame de aptidão física, de caráter eliminatório, composto de 02 
(duas) partes, conforme Anexo “B”. 
6.1.2  2º Fase - CAPACITAÇÃO TÉCNICA – Para esta fase, de caráter eliminatório e 
classificatório, serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase para a realização da 

Capacitação Técnica de Salva-Vidas Civis Temporários (CTSVCT), com duração de 200 
(duzentos) horas/aula. 

6.2 As provas serão realizadas em locais, data e horário, conforme cronograma a seguir: 
6.2.1. - 1ª FASE – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA  
Exame de Saúde e Odontológico e Exames de Aptidão Física: 
Data Hora Descrição e Local 
26/Nov/12 
(segunda-feira) 
08:30 horas 

Primeira Etapa: Exame de Saúde e Odontológico de caráter eliminatório 

– Anexo “A”: (Ver edital. o candidato deve comparecer com o laudo dos exames)
- Porto Alegre: Academia de Policia Militar, Av. Aparício Borges,  2001, 
Partenon. 

- Santa Maria: Hospital da Brigada Militar – HBM/SM, Rua Euclides da 
Cunha, 1800 - Bairro Dores. 

- Rio Grande: 3º CRB – Rua General Vitorino, 781 – Centro – Rio Grande.  
26/Nov/12 
(segunda-feira)  15:00 horas 
Segunda Etapa - Primeira Parte: 

Exame de Aptidão Física de caráter eliminatório – Anexo “B”. 
- Porto Alegre: Academia de Polícia Militar – APM, Av. Aparício Borges, nº
2001, bairro Partenon; 

- Santa Maria: Complexo esportivo da ETPM/SM, Rua Pinto Bandeira, nº
360, bairro Nossa Senhora das Dores. 

- Rio Grande: 3º CRB – Rua General Vitorino, 781 – Centro – Rio Grande. 
27/Nov/12 
(terça-feira) 
09:00 horas 
Segunda Etapa -

 Segunda Parte: 
Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório – Anexo “B”. 

- Porto Alegre: Apresentação dos candidatos na Academia de Polícia 
Militar – APM, Av. Aparício Borges, nº 2001, bairro Partenon – (Local da 
Prova: Rio Guaíba – bairro Lami). 


- Santa Maria: Apresentação dos candidatos no 1º RPMon, Rua Pinto 
Bandeira, nº 360, bairro Nossa Senhora das Dores –  (Local da Prova: 
barragem DNOS, BR 158). 

- Rio Grande: 3º CRB – Rua General Vitorino, 781 – Centro – Rio Grande.