segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Guarda-Vidas ou Salva-Vidas

Guarda-vidas ou Salva-vidas

"Pessoa que salva banhistas que são ameaçados de afogamento, nas praias ou piscinas de clubes"
Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser um guarda-vidas?

     Guarda-vidas é o profissional apto a realizar medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. Em muitas cidades litorâneas, há guarda-vidas em praias mais freqüentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como águas-vivas ou tubarões. Praticamente todos os países litorâneos do mundo possuem algum tipo de operação salva-vidas ou guarda costeira.

Quais as características necessárias para se tornar um guarda-vidas?

    Para ser um guarda-vidas é necessário ter preparo físico de atleta, saber nadar muito bem, ter o conhecimento de técnicas de resgate dentro e fora d'água e primeiro socorros. Além disso, devem conhecer também os riscos do trabalho em que atuam. Outras características interessantes são:
  • resistência aeróbia, anaeróbia e muscular localizada
  • garra
  • força física
  • boa capacidade pulmonar
  • paciência
  • determinação
  • habilidade com esportes
  • capacidade de concentração
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • capacidade de transpor barreiras
  • disciplina
  • velocidade
  • responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um guarda-vidas?

    Para exercer essa atividade o profissional deve ser maior de 18 anos, gozar de plena saúde física e mental, possuir conclusão de curso de primeiro grau, ou equivalente e em alguns Estados segundo grau completo. O guarda-vidas mantém a resistência aeróbia correndo ou nadando cerca de uma hora ao dia. O treino é complementado com três a quatro sessões de musculação por semana - sempre com trabalho de resistência - e simulações de resgate.

Principais atividades

  • treinar constantemente e fazer exercícios como alongamentos e musculação;
  • zelar pela segurança de banhistas em piscinas e praias;
  • desenvolvimento de trabalhos preventivos e de educação à comunidade, a fim de orientar sobre possíveis riscos de afogamentos e acidentes aquáticos;
  • colocar bandeiras em postos que funcionam como indicadoras das condições de banho no dia;
  • realizar salvamento em ambientes aquáticos e agir de maneira correta, realizando primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar com oxigenoterapia e salvamento;
  • incentivar e apoiar o estudo e pesquisa de trabalhos na área de salvamento aquático;
  • estar sempre atento para todo e qualquer movimento estranho e diferente entre os banhistas;

Áreas de atuação e especialidades

Esse profissional pode atuar em três áreas distintas:
  • Guarda-vidas de praias: oceanos e praias
  • Guarda-vidas de rios ou corredeiras: lagos, rios e represas
  • Guarda-vidas de piscinas: piscinas de clubes, parques aquáticos, navios turísticos

Mercado de trabalho

      O mercado de trabalho para este profissional é amplo, mas depende principalmente de sua dedicação. Muitas oportunidades estão surgindo na área de turismo, para trabalharem nos cruzeiros. O mercado ainda oferece vagas para trabalhar em outros países. Nesse caso os profissionais são contratados por empresas terceirizadas.

Curiosidades

     Praticamente todos os países litorâneos do mundo possuem algum tipo de operação salva-vidas ou guarda costeira. Muitas dessas organizações foram fundadas no século XX, quando os serviços de emergência do mundo foram oficializados, e atualmente trabalham em parceria com as equipes da polícia, bombeiros e serviços de ambulância para salvar vidas. A Inglaterra foi um dos primeiros países a desenvolver um serviço salva-vidas amplo e organizado no século 19. O Instituto Nacional pela Preservação da Vida contra Naufrágios foi fundado em 1824. Era composto por voluntários, e já salvou mais de 136 mil vidas desde 1824. Hoje, é conhecido como Royal National Lifeboat Institution (RNLI). Os botes salva-vidas dos navios modernos foram projetados para transportar cerca de vinte pessoas e o equivalente a três dias de comida e água, assim como equipamentos básicos de navegação. Padrões de segurança no mar são regidos normalmente por dois códigos internacionais de conduta, em uma tentativa de prevenir um número maior de vítimas caso um navio de passageiros tenha problemas no mar.
Fonte: Discovery Channel Brasil

Onde achar mais informações?

Fonte:http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/guardavidas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inscrições Gurda-Vidas Temporário Santos


               "Estao abertas inscricoes para guarda-vidas e Salva Surf temporarios em Santos. Para participar, os candidatos devem ter Ensino Fundamental Completo, idade minima de 18 anos para guarda-vidas e de 19 anos para Salva Surf, ter RG do estado de Sao Paulo e atestado medico provando as condicoes fisicas necessarias para as atividades. Sao 8 vagas para Salva Surf e 5 para guarda-vidas, contratados para o periodo do verao (quatro meses). Os interessados devem ir ao Posto 1, no Jose Menino, ate o dia 21 deste mes. "
Local: Santos - São Paulo, Brasil
Fonte: http://guarda-vidas-maresias.blogspot.com/

Inscrições Guarda Vidas Maresias

Bombeiros recebem inscrições para guarda-vidas



Créditos: ArquivoO 17º GB (Grupamento de Bombeiros) recebe até o próximo dia 21 (sexta-feira) as inscrições no processo seletivo para contratação de guarda-vidas temporários durante o verão (120 dias) e também para o programa Salva Surf. São 13 vagas (5 para guarda-vidas e oito para salva surf). Os interessados podem se inscrever no Posto 1, na praia do José Menino.


Os candidatos a guarda-vidas devem ter a idade mínima de 18 anos e para o Salva-Surf, de 19 a 45 anos, além de ensino fundamental para as duas funções.


São exigidos os seguintes documentos: carteira de identidade do estado de São Paulo, atestado médico e de saúde, que informem que o candidato está em condições físicas adequadas para desempenhar as atividades.


Trabalhador exposto a condições de Risco deve receber Adicional de Periculosidade

Trabalhador exposto a condições de risco deve receber adicional de periculosidade

          Quando um trabalhador exerce uma atividade que o expõe a uma constante condição de risco de morte, como por exemplo, em contato com substâncias inflamáveis, explosivos, energia elétrica, radiação ionizante ou substâncias radioativas, ele tem o direito de receber, além do salário, um adicional de periculosidade.

         São exemplos de trabalhadores nestas condições os frentistas de postos de combustível, os operadores de distribuidoras de gás e os trabalhadores no setor de energia elétrica (quando há periculosidade constante na função), entre outros.

          O valor do adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário-base do trabalhador, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Este adicional, assim como o noturno, o de hora extra e o de transferência, integra o salário do empregado, bem como a remuneração das férias e do 13º salário.

         No entanto, o adicional de periculosidade só gera direito ao recebimento enquanto o trabalhador estiver exposto ao agente periculoso. Caso ele cesse, acabe, no caso de o empregado ser transferido de função, por exemplo, ele deixa de receber.

Periculosidade ou insalubridade?

               Diferentemente do que acontece com o trabalhador exposto a condições de insalubridade, as atividades consideradas perigosas são aquelas que, por sua natureza ou por seus métodos de trabalho, implicam em contato com agentes que podem causar acidentes graves capazes de levar a óbito, lesão corporal mutilante ou irreparável.

             Caso o trabalhador esteja exposto a condições de periculosidade e de insalubridade ao mesmo tempo, ele deverá optar pelo adicional que lhe for mais vantajoso, pois estes benefícios não são cumulativos.

                Para uma atividade ser caracterizada como periculosa é necessário que seja realizada uma perícia a cargo de um Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho (MTE).

                 É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requerer ao MTE a realização dessa perícia. Se a caracterização for pleiteada judicialmente, caberá ao juiz designar um perito habilitado e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente do MTE.

Vigilantes e seguranças
              No último dia 26 de agosto, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, em decisão terminativa, o projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que inclui os vigilantes e os seguranças entre as atividades profissionais com direito ao recebimento de adicional de periculosidade, por representarem acentuado risco de vida, perigo iminente de acidente ou violência física.

                 Na justificação do projeto (PLS 387/08), Paulo Paim afirma que existem várias profissões que trazem risco à vida e à integridade física dos que as exercem, mas que não estão relacionadas no artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que trata do direito ao adicional 30% sobre o salário, a título de periculosidade. O senador mencionou, especificamente, entre os beneficiados pela lei os salva-vidas, os vigilantes, os vigias e o seguranças privados, os três últimos por estarem sujeitos a disparos de armas de fogo.

O projeto seguiu para exame da Câmara dos Deputados.




Participe de nossa pesquisa sobre salário e condições de trabalho. É rápido, fácil e sigiloso. Clique aqui e responda a nossas questões.

Fonte:http://meusalario.uol.com.br/main/direitos/trabalhador-exposto-a-condicoes-de-risco-de-morte-ou-acidentes-deve-receber-adicional-de-periculosidade

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aulas de Sobrevivência na Água para Crianças!!!


Aulas de sobrevivência na água


Foto: Edu Cesar
Com os dias de calor, também chegam os dias de praia e piscina. Para alguns pais, sinônimo de dores de cabeça constante. Algumas crianças são apaixonadas pela água e é praticamente impossível controlá-las diante da imensidão do mar ou de uma deliciosa e encantadora piscina. 

Para evitar acidentes que podem vir a ocorrer com os pequenos, algumas precauções podem ser tomadas. 

Uma delas é: que tal colocar o seu filho em uma aula de sobrevivência para evitar afogamento? 

O objetivo das aulas é conscientizar as crianças e seus pais dos cuidados a serem tomados diante de piscinas, praias e lagos. 

Segundo Marcelo Augusto Lopes, professor de natação em uma academia que oferece este serviço em São Paulo, “trabalhar a questão da sobrevivência de forma lúdica já coloca (as crianças) perto da realidade e as deixa mais preparadas”. 

Nesta mesma academia, as crianças são divididas por faixa etária com coletes de salva-vidas e desenvolvem atividades de simulação de acidentes. Elas atravessam a piscina segurando uma corda, caem dos botem e precisam retornar até a borda. Isso tudo para aprender a ter calma e a saber reagir em uma real situação de perigo. 

Acreditando neste trabalho, Elizângela Regina Dessoni, de 29 anos, levou a filha Daniela, de três anos e meio, para a aula. “Se tivermos algum imprevisto, ela já terá tido uma vivência e ficará mais fácil lidar com uma situação de perigo”. 

Segue agora, algumas dicas para manter a segurança das crianças na água:

1.Saltar por cima de outros nadadores pode ser divertido, mas é muito perigoso. Não se arrisque e oriente seu filho.

2.Nunca deixe seu filho sozinho, seja na piscina ou no mar. Caso não queira entrar na água, observe-o o tempo inteiro.

3.Não se deve mergulhar sem saber a profundidade do local.

4.Ensine às crianças o significado das placas de segurança. Além disso, elas devem sempre saber onde está o salva-vidas do local, caso precisem pedir socorro.

5.Evite nadar após o almoço. 84% dos afogamentos ocorrem por distração do adulto neste período*.

6.Não deixe seu filho nadar perto de pedras, píeres e embarcações.

7.Lembre-se que água no umbigo é realmente sinal de perigo. A água na altura da cintura sinaliza o limite de profundidade para a criança.

8.Tome cuidado com objetos flutuantes, como boias e pranchas.

9.Cuidado com brincadeiras de mau gosto e apostas: boa parte dos acidentes começam aí.






Este método que já existe em vários outros países, chegou ao Brasil e por enquanto conta com apenas uma instrutora em Curitiba. Mas é bem interessante e vale o vídeo. Esta técnica consiste em o bebê virar o corpo de barriga para cima e boiar. Assista:




Fonte:http://www.google.com.br/search?rlz=1C1SKPL_enBR432BR437&gcx=c&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=sobrasa.blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Curso de Formação de Guarda Vidas civil 2011/2012


  SECRETARIA DE ESTRADO DA SEGURANÇA PÚBLICA
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

10° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR

EDITAL Nº 002/2011/10º BBM/CBMSC

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDA-VIDAS CIVIS

        O Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina faz saber que no período de 12 setembro a 14 de outubro de 2011 encontram-se abertas as inscrições para a seleção ao Curso de Formação de Guarda-vidas Civis (CFGVC) para atuação na Operação Veraneio de 2011/2012, na área do 10ºBBM, de acordo com o PGE/CBMSC/2011 e o Plano de Ensino aprovado pela DE.
1. DAS VAGAS:
        O curso disporá de 60 (sessenta) vagas, distribuídas igualmente em 2 (duas) turmas: uma na Guarda do Embaú e outra em Governador Celso Ramos.

2. PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
a) Período: de 03 de novembro a 03 de dezembro de 2011;
b) Local: uma turma na Guarda do Embaú e outra em Governador Celso Ramos;
c) Horário: período matutino (das 08:00 às 12:00h).

3. DAS INSCRIÇÕES:
    As inscrições deverão ser efetuadas mediante manifestação expressa, através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada na 2ªCBM/10ºBBM (Palhoça) e 3ªCBM/10ºBBM (Biguaçu). Período de inscrição: 12 setembro a 14 de outubro de 2011.Todas as inscrições deverão ser entregues, juntamente com os documentos solicitados no item 4 deste edital, até o dia 14 de outubro de 2011, às 18:00h, na 2ªCBM/10ºBBM (Palhoça) ou na3ªCBM/10ºBBM(Biguaçu).Endereços:Palhoça (2ªCBM/10ºBBM) - Rua Cel Bernardino Machado, 181 - Palhoça - SC, 88130-220, (48) 3286-5063. Biguaçu (3ªCBM/10ºBBM) – Rua João Born, 360, Centro – Biguaçu – SC, 88160-00, (48) 3243-6858.

Curso de Guarda vidas Civil Santa Catarina 2011/2012



Curso de guarda vidas civil Santa Catarina 2011/2012



SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
7° BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR
EDITAL Nr 4-11-7°BBM/CBMSC
SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE FORMAÇÕES DE GUARDA-VIDAS CIVIS

                 O Comandante do 7° Batalhão de Bombeiros Militar, por delegação do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, faz saber que, no período de 26 de setembro a 30 de outubro de 2011, encontrar-se-ão abertas as inscrições para a seleção aos Cursos de Formações de Guarda-vidas Civis nos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha/Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá, de acordo com o PGE/CBMSC/2011 e os Planos de Ensino aprovados pela Diretoria de Ensino do CBMSC.

1. DAS VAGAS

O curso disporá das seguintes vagas, em cada um dos municípios litorâneos de circunscrição do 7º
BBM:
• Itajaí: 40 (quarenta) vagas;
• Navegantes: 40 (quarenta) vagas;
• Penha/Balneário Piçarras: 40 (quarenta) vagas;
• Barra Velha: 40 (quarenta) vagas;
• Balneário Barra do Sul: 40 (quarenta) vagas;
• São Francisco do Sul: 50 (cinquenta) vagas;
• Itapoá: 50 (cinquenta) vagas.

2. PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS
2.1 Período: de 7 de novembro a 9 de dezembro de 2011;
2.2 Local: vide Anexo A;
2.3 Horário: período matutino (8h às 12h)*.
* Poderá sofrer alteração, conforme necessidade de cada município.

3. DAS INSCRIÇÕES PARA AS SELEÇÕES
      As inscrições deverão ser efetuadas mediante manifestação expressa do(a) interessado(a), através
do preenchimento e entrega da ficha de inscrição, conforme modelo do Anexo B, em cada um dos locais de curso (Anexo A), no período de 26 de setembro a 30 de outubro de 2011, preferencialmente no período de expediente da corporação (segunda a sexta-feira, das 13h às 19h), podendo variar conforme o local mescolhido.
Mais informações: